top of page

A semana

A XII Semana de Estudos Históricos do CERES, em sua edição de 2016, ocorrerá no período de 01 a 03 de junho de 2016, nas dependências do Campus de Caicó.
 
A temática escolhida, Experiências luso-afro-indígenas, além de possibilitar o diálogo entre o universo acadêmico e a sociedade a partir da produção do Curso de História do CERES, radica em temáticas cuja obrigatoriedade no currículo escolar tem sido amplamente discutida e criticada, no contexto das Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008. Isto indica a relevância do evento, pois sua temática, que tanto atinge o universo de professores e alunos que estão no mundo acadêmico quanto aqueles que encontram-se na rede pública e privada, é atual e pertinente num contexto mais amplo de discussão sobre diversidade cultural no Brasil.
 
A proposta do evento articula-se com as metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRN para o período de 2010-2019, quais sejam, a expansão de projetos de extensão e, bem assim, do percentual do corpo docente atuando nesse segmento. Tendo em vista que trata-se de evento cuja temática está conectada com as questões dos africanos, afro-brasileiros e indígenas, igualmente responde às diretrizes da extensão universitária previstas no PDI-UFRN, a exemplo do fortalecimento e ampliação de interfaces com movimentos sociais, segmentos produtivos e institucionais.
 
A programação da semana é constituída de mesas-redondas e palestras. Na composição da mesa-redonda de encerramento, principal estratégia de diálogo do evento, optamos por reunir debatedores que, além de acadêmicos, viveram em Portugal e/ou são índios e negros, com militância nos respectivos movimentos, de maneira a contemplarmos diversas possibilidades no trato com a temática Experiências luso-afro-indígenas.
 
Esperamos que a realização da XII Semana de Estudos Históricos possa, além de articular os saberes produzidos entre a comunidade universitária e a sociedade, oportunizar espaço de reflexão para os professores e alunos da rede pública, sobretudo aqueles que interagem com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto História, no que diz respeito à atualidade das temáticas que serão levantadas.
bottom of page